José Fernando M Araújo no "berço da democracia"
Tão profundo quanto o conhecimento sobre si mesmo, é aprender e encontrar como tudo isso começou!
A Grécia, conhecida como o berço da democracia, da psicologia e do conhecimento, tem grande parte no desenvolvimento dos estudos sobre o comportamento humano e o autoconhecimento.
Antes mesmo do filósofo Sócrates iniciar seus estudos, já existia, no Templo de Delfos, a frase que marcaria a história como o começo do interesse do Homem por conhecer a si mesmo:
"Nosce te ipsum" em grego... ou "Conhece-te a ti mesmo".
Pode-se perceber como há muito tempo os antigos já se preocupavam com essa questão, em entender o seu próprio funcionamento, seus sentimentos e anseios. Sócrates se baseando no conhecimento empírico e depois Platão, seu discípulo, que deixou por escrito os estudos realizados.
Graças à esses mais antigos reconhecidos pensadores e estudiosos (sem desmerecer outros da história), sabemos hoje que já se pensava nos diferentes tipos de condicionamentos existentes na natureza: algumas pessoas mais ativas, outras mais racionais e as emocionais - que, apenas levando isso em consideração, sem pensar nos GNIs, já representam consideráveis diferenças no convívio diário, seja profissional ou pessoal.
E J.F. que já trouxe em várias obras, imagens do Templo de Delfos e a divulgação do início desse estudo indispensável, está tendo a oportunidade de ver "ao vivo e à cores" esse lugar inspirador e palco dessa descoberta maravilhosa!
Isso mesmo! Aproveitando-se de uma viagem à Grécia, J.F. compartilha conosco fotos direto do Templo de Delfos, se encontrando com o lugar que o inspirou desde o início de sua descoberta e comprovando o que sempre falou em seus cursos e seminários.
Aproveitem as imagens para viajar em pensamento até esse lugar histórico e cheio de memórias!